Quantas vezes você pensou em organizar sua rotina, aderir a hábitos saudáveis e realizar  tarefas, mas na hora H, no momento em que mais precisava se concentrar seja na hora de trabalhar em um  projeto, estudar ou realizar as  tarefas domésticas não conseguiu fazer por causa da ansiedade.

Uma sensação desconfortável que vem junto com uma enxurrada de pensamentos.

 

Pois é, entendo como isso pode ser frustrante, principalmente pra quem está tentando uma mudança de vida, mesmo que haja vontade e disposição para progredir, a ansiedade se torna um grande empecilho.

Saiba minha amiga que você não esta sozinha nessa. Esse é um problema que afeta muitas pessoas.

Nesse post  vamos entender um pouco mais sobre o que é a ansiedade, quais são os maiores gatilhos que as causam e conferir algumas dicas para combatê-las. Vem comigo?

 

O que é Ansiedade

 

 

A ansiedade é uma reação natural do corpo, funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo. Esta reação é diretamente relacionada com uma preocupação intensa de algo que está por vir.

Numa tentativa de “proteção”, nosso organismo dispara o sistema de “luta e fuga”, que nos prepara para uma situação de perigo.

O problema é que essa interpretação que o corpo faz do que pode ser um perigo muitas vezes está equivocada.

E ai ficamos extremamente ansiosos com situações que oferecem um risco muito menor do que nosso cérebro acreditou ser.

Por exemplo, falar em publico. Nesse cenário na maioria das vezes não oferece um perigo real, porém a maioria das pessoas ficam super ansiosas só de imaginar uma situação no qual ela precise estar em evidencia.

 

 

Sintomas da Ansiedade

A ansiedade traz consigo um monte de sintomas o que atrapalha muito quem está buscando ter uma rotina mais produtiva e interfere na qualidade de vida como um todo. Vejamos alguns sintomas freqüentes da ansiedade:

Sintomas Físicos:

  • Coração acelerado
  • Tremores
  • Tensão muscular
  • Falta de ar
  • Suor excessivo
  • Dor na barriga

 

Sintomas Emocionais:

  • Medo
  • Tensão
  • Nervosismo
  • Vergonha
  • Descontrole sobre os pensamentos

 

 

O que causa a ansiedade 

Na maioria das vezes o fator mentalidade é o que tem feito de pessoas comuns a se tornarem ansiosas.

O cérebro não identifica se o que você esta pensando é real ou não.  Se você esta imaginando os piores cenários possíveis de uma eventual situação seu corpo vai reagir a esses pensamentos.

Vamos pegar um filme como exemplo. Sabemos que aquilo que vemos em um filme não é real certo?

Mas por causa das imagens, efeitos sonoros, cenas, musicas, contexto, sentimos raiva, tristeza, alegria, felicidade, temos crises de risos.

Isso tudo são mecanismos do corpo reagindo a esses estímulos.

A mesma coisa é o pensamento, o cérebro não faz distinção se o que você esta vendo em sua imaginação é real ou não, ele vai reagir a esses estímulos independentes disso.

Se você se preocupa demais com algo, seu corpo vai reagir a esses pensamentos.

Exemplo: Se você precisa falar em publico em breve, e em sua mente você imagina os piores cenários possíveis, seu cérebro identifica essa situação como um risco e dispara um mecanismo de defesa que causa ansiedade.

E você acaba sofrendo por algo que nem se quer aconteceu, e pode nunca acontecer.

 

 

Dicas para controlar a ansiedade. Anota ai! 

1. Cuide de seus pensamentos

Preste atenção nos seus pensamentos, pois o que você pensa terá impacto direto no seu humor. Ponha um ponto final em cenários mentais horríveis em que tudo acaba de uma forma negativa.

Tendemos em pensar no pior das hipóteses, porque não pensar no melhor? Quando tiver uma situação futura comece a pensar nos melhores cenários possíveis,

Exemplo: Se eu falar em publico: posso expor minhas idéias, ficar mais confiante, falar com outras pessoas e fazer novas amizades…

As chances de coisas boas acontecerem na maioria das vezes são muito maiores então porque não se focar no que de melhor poderia acontecer?

Seja capaz de  programar suas ações, fazer planejamentos sem precisar montar um cenário terrível em sua mente.

 

 

2. Planeje-se

Planeje sua rotina, um dos maiores gatilhos da ansiedade é pensar demais que temos um monte de tarefas pendente e pouco tempo para dar conta de tudo.

Procrastinar as tarefas pode realmente causar mais ansiedade, isso acontece porque o acúmulo de coisas pendentes pode estimular o medo da punição.

Pare de se torturar. Tire um tempo e faça seu planejamento diário e semanal, depois que sabemos o que fazer com nosso tempo e organizamos cada tarefa, sua mente fica livre para se focar no que é importante.

Planejamento é essencial. E claro, sua execução também.

Se você quer saber como fazer um planejamento de forma simples e eficaz de uma

conferida no post Como administrar seu tempo e ser mais produtivo em 6 passos.

 

 

3. Seja grato e perceba as coisas boas que você já tem

Tendemos a ter um idéia superestimada do futuro como se lá na frente tudo irá ser mágico. É muito bom sonhar e ter objetivos, isso alimenta nossa força de vontade para progredir e nos da direção.

Só tome cuidado para não perder de vista aquilo que você já tem agora, sempre existe algo no qual podemos e devemos ser gratos.

Sonhe e trabalhe nos seus objetivos, porém não deixe de aproveitar a caminhada, a jornada é o que conta, e o futuro é só consequência da forma que você vive agora. O presente pode ser teu sonho do passado, então aproveite.

 

 

4. Mantenha sua atenção no momento presente

E comum em algumas vezes nos pegarmos com mente vagando entre as preocupações com o futuro e as coisas do passado.

E isso tem sito um dos grandes gatilhos da ansiedade.

Isso porque não temos controle total do nosso futuro e muito menos mudar o que já aconteceu, mas quando mantemos nossa mente aqui no presente, temos uma total capacidade de análise e atenção para agir.

Lembra-se de quando era criança? Nós quando crianças não perdemos tempo pensando demais no futuro, nem se lamentando pelo passado, mas aproveitamos cada momento presente, é esse o grande segredo.

Resgate isso dentro de você e foque em trazer pro momento atual seus pensamentos e uma rotina gostosa de ser vivida.

 

 

5. Organize seu espaço

Nosso lar deve ser nosso porto seguro, e  a bagunça e desorganização pode comprometer isso.

Bagunça causa estresse, te faz perder tempo ao ficar procurando as coisas, e tira sua atenção das coisas importantes em que você deveria estar se concentrando.

Organize seu lar, se livre dos objetos que você não usa mais e só estão ocupando espaço e te fazendo perder tempo.

Trabalhar, estudar e viver em um ambiente minimamente organizado ajuda no equilíbrio emocional e controle da ansiedade.

 

 

6. Chazinho de Camomila

Uma dica muito simples porém muito eficaz quando o assunto é combate dos sintomas físicos da ansiedade, é o chá de camomila. Esse chazinho tem um efeito calmante natural, que trata a ansiedade, hiperatividade, reduz o estresse e auxilia no sono. Seu efeito no corpo é quase que instantâneo. Simplesmente maravilhoso.

 

 

7. Fortaleça seu autoconhecimento

Quem se conhece bem sabe o que é importante pra si e sabe escolher melhor as tarefas que fazem sentido para seu propósito de vida. Se desdobrar para dar conta de tarefas que você não gosta, talvez porque não soube dizer não quando deveria e acabou se comprometendo, isso não faz sentido nenhum, só causa estresse e aumenta a ansiedade.

Quem investe no seu autoconhecimento sabe respeitar seus limites, consegue dizer “não” quando deve dizer, e é capaz de se proteger, tem menos ansiedade que outras pessoas que ainda não entenderam a importância disso.

 

 

8. Modere o consumo de café

O café é uma bebida maravilhosa, e bom estimulante para manter o corpo em estado de alerta. Mas se você esta com ansiedade ou tende a ser ansiosa e toma muito café sem duvida seus sintomas de ansiedade vão piorar.

Tudo o que é demais faz mal, evite tomar grandes quantidades de café.

Se o motivo que te faz tomar café é para ficar mais desperto seja pra estudar ou realizar algum trabalho, experimente substituir o café por um chá verde, o chá também tem ação estimulante, mas não causa a ansiedade que o café em grande quantidade causa. Equilíbrio é tudo

 

 

E ae curtiu?

Aproveite e se inscreva no blog pra ficar por dentro de todas as novidades do Ela Produtiva, grande beijo e até o próximo post ;D



 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *