Você já sentiu aquela sensação de cansaço só de pensar na quantidade de coisas que precisa fazer no dia? Sente que esta sempre ocupado porém por mais que esteja atarefado  parece que seu esforço não gera o resultado que você gostaria, e as coisas que  realmente gostaria de fazer não sobra tempo?

Com certeza você já escutou muitas pessoas reclamando sobre falta de tempo, e se você caiu aqui nesse post, provavelmente você também está passando por algo assim, mas antes de qualquer coisa é importante deixar claro que não é possível exatamente administrar o tempo e sim as tarefas inseridas nele.

Todos nós temos igualmente 24 horas por dia, mas existem pessoas que parecem que fazem milagre com essas 24 horas não é mesmo? Trabalham, estudam, viajam. Acontece que gestão de tempo é muito mais que anotar suas tarefas em listas e horários, gestão do tempo esta muito mais ligado com o que esperamos das nossas vidas e o sentido que damos a cada tarefa.

Se você deseja mudar o cenário atual da sua rotina e aprender a ter mais controle do seu tempo, gostaria de propor algumas práticas que podem ajudar. Vamos lá?

Passo 1- Defina seus Objetivos e Prioridades

Faça a si mesmo estas perguntas:

“Quais são meus sonhos?”  “Onde quero chegar?” “O que é essencial e importante para mim?”  “O que estou fazendo e quanto tempo estou me dedicando para que isso aconteça?”

É muito importante que você tenha bem claro essas respostas, seus objetivos, dedique um tempo para pensar nessas questões, afinal se eu não sei o que fazer com o meu tempo não há razões para administrá-lo não é?

Passo 2- Reflita sobre sua rotina atual

Feito isso, reflita, anote num papel as áreas da sua vida, e o tempo da semana que você se dedica a cada uma delas.

  • Trabalho: Tempo total dedicado a assuntos profissionais, incluindo o tempo de trajeto caso tenha um trabalho externo.
  • Estudos: Quanto tempo da sua semana você se dedica para se atualizar ou aprender algo novo.
  • Saúde: Fazer exercícios físicos, dormir.
  • Casa e Família: Pense em quanto tempo é dedicado para passar com sua família, cuidar das tarefas domésticas e etc.
  • Lazer: Quanto tempo da sua semana você utiliza para se divertir? Seja nas redes sociais , assistindo vídeos na internet, vendo filmes, lendo, jogando, passeando etc.
  • Espiritualidade: Você dedica algum tempo para orações, meditações ou alguma atividade que te traga paz?
  • Relacionamentos: Quanto tempo você tem se dedicado para aprofundar seus relacionamentos? Estar com o seu parceiro, passar um tempo com os amigos, colocar os assuntos em dia, criar momentos, dar risada.

E ai, visualizando suas anotações e refletindo sobre sua rotina, a maneira que atualmente esta vivendo esta te levando mais perto da onde você quer chegar?

Não fique triste se talvez as coisas não estejam como você gostaria neste momento, saiba que nunca é tarde demais para começar, para chegar onde queremos é necessário cuidar do nosso tempo e o planejamento é essencial, porém o desafio real esta em realizar as tarefas que nós nos comprometemos a fazer.

Para que essas tarefas façam parte do seu dia a dia saiba que no inicio vai ser necessário aplicar muita energia e força de vontade até que se torne um hábito para você, já que não estamos acostumados com tais rotinas é normal ficar relutante quando bater aquela preguicinha ou acabar se distraindo com outras coisas, saiba que é normal, e com certeza isso vai acontecer em algum momento.

Quando isso acontecer não fique se culpando ou se castigando, seja persistente, um dia de cada vez, você vai ver que as tarefas vão se tornando mais fáceis com o passar do tempo, e com persistência vai chegar o dia que se tornará tão natural quanto escovar os dentes. Então seja determinado ok?

Agora anote no papel as áreas da sua vida pensando quanto tempo você gostaria de se dedicar a cada uma delas, claro, sendo realista enquanto ao tempo, isto serve pra você poder comparar sua vida atual com sua vida ideal e chegar o mais perto possível da rotina que você deseja.

Essa visualização é a base para você começar a realizar seu planejamento, devemos nos dedicar a coisas que façam sentido para nossa vida, do contrário estamos apenas perdendo tempo.

Passo 3- Faça suas anotações e planejamento em um único lugar

Agora que você já definiu suas prioridades, e sabe com convicção as áreas importantes pra você, é hora de planejar sua rotina, entenda que não existe método que sirva pra todo mundo, e sim várias maneiras de organizar seu tempo, você deve escolher a que melhor se enquadra na sua realidade.

Mas não confie na memória para isso, utilize alguma ferramenta onde você possa fazer suas anotações, planejamentos e controlar o andamento da sua rotina, pode ser uma agenda, um planner ou se preferir existem ótimos aplicativos que cumpre muito bem essa função e muitos são gratuitos, escolha uma opção que melhor te atenda.

Passo 4- Crie Metas

Com os objetivos em mente, para cada objetivo pense, “O que preciso fazer para chegar onde quero?”, veja qual é o processo para chegar onde deseja e quebre esta em pequenas tarefas de forma que você consiga encaixá-las no seu dia a dia, e crie prazos bem definidos para realização de cada uma delas.

Por exemplo: Se meu desejo é passar em um concurso público, eu sei que preciso estudar as matérias que estão no edital, então minha meta poderia ser “estudar e terminar uma disciplina diferente por semana, até aprender tudo o que preciso para ir bem na prova”.

Passo 5- Crie Listas de Tarefas

Crie uma lista de tarefas com itens que você precisa realizar, seja realista ao criar sua lista, sei que queremos fazer um monte de coisas, mas nosso tempo é limitado, coloque a quantidade de tarefas que seja possível você realizar no dia, seja seletivo, pense nas tarefas essenciais que tenham haver com seus objetivos e suas prioridades, assim você evita aquele sentimento de frustração ao ver uma lista com várias tarefas incompletas e se concentra no que é essencial.

Classifique os itens da sua lista como:

  • Rotina: Como ir ao um trabalho externo, lavar louça e coisas normais do dia a dia que precisam ser feitas
  • Importante: Atividades relacionadas aos seus objetivos, e demais coisas que são importantes pra você.

Passo 6- Separe o dia por blocos de tempo

Planeje seu dia por blocos de tempo, manhã, tarde e noite, e insira nesses blocos as tarefas da lista, colocando ao lado o tempo que você levará para realizar cada atividade e faça previsões realistas.  

Recomendo que caso tenha tarefas urgentes que sejam realizados primeiro, assim você já exclui de vez as chances de sentir ansiedade e perder o foco nas outras coisas.

De prioridade as tarefas importantes e essenciais, coisas que estejam ligadas com seus objetivos, e por ultimo as rotineiras, se parar para pensar, a maior parte das tarefas que ocupam nosso tempo não é de fato essencial, ou gerador de resultado, tem uma grande diferença em estar ocupado e ser produtivo, esteja atento para fazer as melhores escolhas.

No final do dia cheque a lista marcando as tarefas feitas, veja se ficou algo pendente, e se é necessário jogar alguma tarefa para o dia seguinte.

 

Exemplo de um Planejamento básico da semana de um trabalhador home office.

 

 

E ae curtiu?

Aproveite e se inscreva no blog pra ficar por dentro de todas as novidades do Ela Produtiva, grande beijo e até o próximo post ;D

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *