Olá querida leitora, e ai já começou a dar inicio aos seus projetos para esse ano?

É um novo ano e sempre começamos um novo ciclo com grandes expectativas.

É um tempo de recomeço para muitas pessoas, principalmente se o ano que passou não foi exatamente aquilo que se esperava.

Certa vez vi um post na internet com grande numero de compartilhamento que dizia algo parecido com isso

 “Meus objetivos para esse ano é realizar os objetivos do ano passado, e os objetivos do ano passado era realizar os do ano retrasado.”

A intenção era ser uma piada, más acontece que isso tem sido a realidade de muitas pessoas, na verdade da grande maioria.

Com toda certeza não é isso que queremos certo?

Se você está meio perdida, com a cabecinha ai cheia de ideias, mas não sabe direito como começar a por seus projetos em ação, vem comigo que vou ter passar algumas dicas práticas para que você possa tirar seus projetos do papel e fazer desse ano de 2021 um ano de realização.

 

 

Dica 1- Trabalhe sua clareza

Antes de qualquer coisa, é legal que você tire um tempo e reflita sobre o ano que passou.

Pense nas suas maiores dificuldades, suas fraquezas, seus erros, coisas que você gostaria que fosse diferente nesse ano de 2021.

Pense também sobre as coisas boas que aconteceram e que foram importantes pra você, coisas que valha a pena manter nesse novo ano.

Nesse momento de retrospectiva a idéia é entender o que de fato te faz feliz e é importante, tendo isso claro é possível prosseguir para dar novos passos mais assertivos.

 

 

Dica 2 – Faça uma lista de objetivos

Pegue um papel e liste todas as coisas legais que você gostaria de realizar e que fazem sentido pra você investir tempo e esforço.

Dessa lista selecione os três principais objetivos que você considera os mais importantes.

Fazer essa seleção é primordial para elaborar um planejamento bem sucedido. Sei que é fácil nos sentirmos tentados em colocar várias coisas como importantes.

Mas a realidade é que nosso tempo é limitado e na tentativa de fazer tudo acabamos perdendo o foco e realizamos nada.

Então olhe bem e selecione apenas aqueles que fazem realmente sentido para você, para que o foco esteja nos objetivos principais.

 

 

Dica 3 – Crie Metas

A criação de metas garante um planejamento mais eficaz, dão direcionamento para saber aonde se quer chegar e como fazer isso.

Lembre-se que as criações de metas devem ser:

  • Específica: Sua meta deve ser clara e objetiva.
  • Mensurável: Qual é o tamanho da meta?
  • Alcançável: Como será alcançada? É importante que você crie metas realistas, que basicamente dependam seu suas ações para se tornarem realidade.
  • Relevante: Qual é a importância dessa meta para você?
  • Temporal: Prazo é um fator fundamental para qualquer meta. Portanto, é primordial que a meta tenha um prazo para começar e também para ser concluída.

 

 

Dica 4 – Faça um planejamento

Para cada objetivo veja qual é o processo a percorrer para chegar na sua realização.

Pegue um papel e faça um mapeamento descrevendo todas as tarefas envolvidas, e como torná-las mais práticas para serem realizadas.

Sabendo o quais tarefas precisam ser feitas, faça um planejamento do mês, da semana e do dia, inserindo essas atividades no tempo que você tem disponível, de acordo com sua realidade.

Para isso você pode escolher a ferramenta que mais tenha haver com você, pode ser um app, uma agenda ou um Planner, que, aliás, tem aqui no blog gratuito para baixar e imprimir caso você ainda não tenha uma ferramenta de planejamento.

 

Dica 5 – Pense no sistema:

Como a conquista dessa meta vai afetar a sua vida? É importante que você tenha em mente que para chegar no seu objetivo vai te custar tempo e esforço e dependendo da meta, poderá custar também investimento financeiro. Então pense se o sistema envolvido pra chegar onde você quer realmente funcionará no seu dia a dia.

 

 

Dica 6 – Torne as tarefas fáceis

Uma forma de conseguir ter foco na hora de realizar as tarefas referentes a sua meta e quebrando os processos em tarefas menores, inserindo no seu dia a dia por blocos de tempo.

 

 

Dica 7 – Não demore para começar.

É muito bom ter um bom planejamento isso te ajuda a ter um direcionamento do que fazer, mas planejamento por si só não geram resultados. Saiba que não existe um plano infalível que vai te levar ao seu objetivo mais rápido, o que vai te levar aonde você quer chegar é a ação, fazer o que precisa ser feito.

Muitas pessoas se perdem nessa etapa, fica desnecessariamente na fase de planejamento por muito tempo apenas para sentir a sensação de progresso sem correr nenhum risco de falhar, o que pode ser uma grande armadilha para cair na procrastinação.

Fez seu plano? Agora é só seguir e mãos a obra.

 

Dica 8- Crie hábitos que tenham haver com seus objetivos

Sem dúvida uma das formas de se manter constante no que precisa ser feito é criar hábitos que tenham haver com seus objetivos.

Por exemplo, se teu objetivo é fazer uma determinada viagem

Um hábito que pode contribuir para chegar nesse objetivo é o hábito de poupar dinheiro todo mês.

Se seu objetivo é criar um canal no Youtube, você pode criar o hábito de gravar vídeos curtos todos os dias para se familiarizar mais com a câmera.

Caso queira se aprofundar no assunto criação de hábitos, eu super recomendo o livro Hábitos Atômicos, um dos melhores livros já lançados neste assunto da minha opinião.

 

Dica 9 – Se livre das crenças limitantes

Um dos maiores motivos das pessoas iniciarem algum projeto e abandonar no caminho são as crenças limitantes.

Medo de fracassarem, não se achar bom o suficiente, e vários outros pensamentos negativos em relação a si mesmo.

O que na grande maioria das vezes nem se quer existe evidencias que comprovem essas ideias.

Não se deixe levar por pensamentos mentirosos, você pode muito mais do que imagina.

Tem dúvida se você é vitima das crenças limitantes?  De uma lida nesse artigo O que são crenças limitantes; Como surgem e Como superar + Minha experiência pessoal E tire suas conclusões.

 

 

 

E ae curtiu?

Aproveite e se inscreva no blog pra ficar por dentro de todas as novidades do Ela Produtiva, grande beijo e até o próximo post ;D



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *