Você costuma se sentir cansada, com pouca energia pra fazer suas atividades durante o dia?

 Quando precisa estudar ou trabalhar não chega nem perto dos resultados que gostaria por causa do cansaço?

Sei bem como é terrível se sentir assim.

Se você está nessa situação saiba que não está sozinha nessa. Se manter com disposição é um desafio.

Muitas pessoas passam o dia se sentindo lentas e tentam combater o cansaço consumindo galões de café para dar conta das tarefas (Eu mesma já fui uma dessas ha ha). Mas existe um jeito melhor.

Quando você experimenta níveis naturalmente altos de energia, seu corpo fornece a vitalidade necessária para uma vida produtiva.

Estar bem-disposta é a chave para ter uma saúde física e mental ideal.

A boa notícia é que para você ter mais energia durante o dia não precisa tomar medidas mirabolantes, na verdade as ações que você deve realizar são muito simples, porém essenciais se quiser mesmo ter mais energia e mais disposição.  

 Tendo isso em mente, listei aqui algumas dicas essenciais para você seguir e conseguir parar de uma vez por todas de ficar cansada, e poder aproveitar sua vida com muito mais bom ânimo.

Então bora para as dicas!

 

Durma o suficiente

Não é novidade o fato que precisamos dormir para acordar bem dispostas né? Mesmo assim muitos ignoram isso.

Se você precisa acordar cedo é muito importante que você durma cedo para cumprir as 8 horas necessárias de sono.

Eu sei que a tentação de fazer outras coisas quando sabemos que precisamos dormir é grande.

Mas tudo tem um preço. Ficar acordada para ver mais um episódio da série, ver mais um vídeo ou jogar mais um pouco aquele Game.

Seja lá o que for fazer quando deveria estar descansando, vai custar a energia que você precisaria usar no dia seguinte. O corpo vai cobrar, não adianta. E o resultado disso é frustração, irritabilidade e naturalmente o cansaço.

Vale lembrar que o sono de qualidade é ininterrupto, ou seja, ficar levantando muitas vezes para ir ao banheiro de madrugada ou colocar o alarme para tocar várias vezes antes de levantar de vez, vai interromper seu sono e te deixar mais cansada depois.

Para evitar isso e ter um sono com mais qualidade hidrate-se bem durante o dia, assim você não fica com sede perto do horário de ir dormir.

Coloque o despertador pra tocar apenas uma vez, pra já dar um salto da cama quando o alarme tocar, e não cair na armadilha do “só mais 5 minutos”.

Torne esse momento do sono sagrado, dormir com qualidade diariamente é um hábito que vale muito a pena ser adquirido.

 Você vai ver que sua rotina vai ser outra quando começar a dormir o suficiente todo dia.

 

Evite o estresse ao máximo

É importante ter energia mental para poder manter sua energia física e seu humor positivo. 

Quando você está passando por momentos estressantes, sua energia mental diminui e você provavelmente vai se sentir esgotada.

Existem coisas comuns, que drenam nossa energia e as vezes podem ser tão sutis que se não nos atentarmos deixamos passar e se infiltrar na nossa vida como parasitas, nos causando estresse.

Como por exemplo ficar vendo notícias de tragédias constantemente.

Dar audiência pra comentários de pessoas tóxicas na internet ou mesmo presencialmente, que só leva seu humor pra baixo.

Escutar pessoas que passam o tempo todo reclamando e falando mal de outras pessoas, ou até mesmo se você tem o hábito de reclamar, estas coisas são ladrões de vitalidade, você não precisa de nada disso.

Coisas desse tipo podem estar roubando o melhor de você, fique atento as coisas tóxicas na sua vida e elimine de vez o que não te acrescenta em nada.

Do mesmo modo que existem coisas que roubam nossa energia, existem também coisas que elevam nosso ânimo e estas sim que devemos manter.

 Boas notícias, conversar com pessoas de alto-astral, falar com nossos amigos, fazer coisas que te motivam, encontrar atividades divertidas.

 Estas coisas elevam seu nível de energia mental, te mantem positivo. Procure estar cercada por coisas desse tipo.

 É claro que existem dias e dias, não é sempre que você conseguirá controlar os causadores de estresse, porém ter clareza sobre o que acontece ao seu redor e sobre você mesma te dá muito mais poder sobre sua própria vida e possibilidade de mudar mais coisas do que você imagina.

Outro grande causador comum de estresse é nos sentir sufocados por nossas responsabilidades, desde as tarefas diárias pequenas, como lavar a louça, ou algo maior como o trabalho ou faculdade.

No entanto, se não encontrarmos uma estratégia decente para redistribuir algumas dessas responsabilidades, pelo menos de tempos em tempos, isso pode levar ao esgotamento e a uma constante sensação de fadiga no dia a dia, o que detona nossa produtividade e nosso bom ânimo com a vida.

Se for o caso, não deixe de pedir ajuda, delegue tarefas.

Certifique-se de manter uma rotina organizada, com um planejamento realista contendo apenas tarefas essenciais pra você, se precisar de ajuda explico com mais detalhes como fazer esse planejamento no post  Como administrar seu tempo e ser mais produtivo em 6 passos.

 

Movimente-se

Você com certeza já escutou que fazer exercícios físicos é bom para saúde e gera mais disposição, pode ser um clichê, mas é verdade.

Se exercitar é uma das ações que realmente funcionam para ter mais energia, O exercício físico te ajuda a regular o sono e dormir mais profundamente durante a noite. 

Também fornece energia às células para queimar gordura e ativar a circulação do oxigênio.

Exercícios fazem com que seu corpo libere hormônios que podem fazer você se sentir energizado. 

Não estou falando de frequentar uma super academia ou ficar correndo por horas em uma esteira, mesmo uma caminhada rápida de 20 minutos é um bom começo, ou por alguma música animada e ficar dançando na sala por alguns minutos, seja criativa, o importante é se movimentar e fazer isto com regularidade.

 Fazer exercícios regulares vai ajudar a diminuir o cansaço no longo prazo.

Para quem estuda ou trabalha muitas horas sentado, é muito comum às vezes, no meio do dia, começar a se sentir lento como se o cérebro fosse “desligar”, quando tiver esses momentos, é válido levantar-se um pouco, fazer um alongamento, e até alguns polichinelos já ajudam a se revitalizar novamente, experimente fazer isso e note a diferença.

 

Mantenha-se hidratada

Falta de água é uma das razões que faz com que muitas pessoas se sintam cansadas o tempo todo.

Desidratação causa fadiga e sonolência durante as atividades diárias, portanto certifique-se de beber água suficiente para manter o corpo hidratado.

Apesar de ser algo simples acaba muitas vezes sendo negligenciado.

Antes de começar a trabalhar ou fazer qualquer outra atividade já deixe do seu lado a garrafinha de água para não acabar esquecendo de beber.

Água é muito importante tanto para saúde quanto para ter energia.

Você saberá que está bem hidratada se não sentir sede durante o dia e seu xixi estiver clarinho.

 

Alimente-se bem

Para ter altos níveis de energia preciso comer bem, comer bem não é comer muito e nem qualquer coisa e sim alimentos com os nutrientes necessários pro seu corpo funcionar direito.

Alimentos ricos em carboidratos simples, como açúcar refinado, pães, refrigerantes, doces em geral, alimentos feitos de farinha branca, são considerados alimentos com alto índice glicêmico porque o açúcar deles segue rapidamente para o sangue, em contrapartida em pouco tempo derrubam os níveis de energia.

Este tipo de carboidrato não precisa de muito tempo para ser digerido pelo organismo e, por isso, é rapidamente absorvido, produzindo mais cedo uma sensação de fome.

 O mesmo vale para alimentos processados que têm pouco ou nenhum valor nutricional.

Já deu para entender que esse tipo de alimento não serve quando o assunto é saúde e ter mais disposição né?

Opte por alimentos como verduras, frutas, legumes, grãos e sementes, estes fornecem vitaminas e proteínas que ajudam a dar energia ao corpo.

 Uma boa sugestão e consumir mais alimentos ricos em ferro (presentes nas folhagens escuras e também nas carnes vermelhas).

Quando aumentamos o ferro na alimentação aumenta também a oxigenação no corpo, com isso temos mais energia, o raciocínio fica mais rápido, ganhamos  mais disposição de uma forma geral.

Inclua também a vitamina C, a ingestão simultânea de Ferro e vitamina C aumenta a absorção de ferro.

 

Use cafeína a seu favor

Para dar aquele Up na sua disposição, ingerir uma bebida estimulante pode ser uma boa.

A cafeína ajuda a aumentar o estado de alerta, portanto, tomar uma xícara de café pode ajudar, mas, para obter os efeitos estimulantes da cafeína, você deve consumir com cautela.

Evite a cafeína em grandes quantidades principalmente após as 14 horas, os efeitos da cafeína demoram pra sair do corpo e podem causar insônia, então preste atenção no horário da sua última xícara ok?

O café é a bebida estimulante mais popular e fácil de achar, mas existem outras bebidas estimulantes que são tão eficazes quanto o café.

O chá verde por exemplo, que pode ser consumido até um litro durante o dia, é saudável e te mantém em estado de alerta sem causar a ansiedade que o café em maior quantidade acaba causando.

 

Recapitulando

Para você conseguir ter mais disposição

  • Durma o suficiente
  • Evite o estresse ao máximo
  • Movimente-se
  • Mantenha-se hidratada
  • Alimente-se bem
  • Use a cafeína ao seu favor

Existem por ai muitas dicas pra melhorar a disposição, mas essas que te passei não sãos apenas sugestões e sim algo primordial a ser feito por quem quer ter energia, disposição e saúde mental e física, então não deixe de seguir tudo direitinho ok?   Ter energia no seu dia é base pra construir a vida que você deseja.

 

 

 

E ae curtiu?

Aproveite e se inscreva no blog pra ficar por dentro de todas as novidades do Ela Produtiva, grande beijo e até o próximo post ;D


 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *